A relação entre Value Stream e Business Capabilities
- Daniel Rosa
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
Value Stream (Fluxo de Valor)
O conceito de value stream representa o fluxo de atividades necessárias para criar e entregar valor a um cliente. Essas atividades podem envolver diferentes áreas da organização, e a value stream se concentra na sequência de etapas essenciais para atingir o objetivo final de entregar o valor ao cliente. Vale lembrar que o fluxo de valor não envolve detalhes excessivos, mas sim as atividades principais que formam o caminho do início ao fim de uma entrega de produto ou serviço.
Business Capabilities (Capacidades de Negócio)
Já as business capabilities são as competências e recursos necessários para que uma organização execute suas atividades com sucesso. Elas descrevem o que a organização é capaz de fazer em termos de processo, tecnologia, pessoas e governança, e são fundamentais para a realização dos objetivos estratégicos da empresa. As capacidades de negócio são essenciais para possibilitar o funcionamento de uma value stream de maneira eficiente.
Como esses Conceitos se Cruzam na Arquitetura Corporativa
Na prática da arquitetura corporativa, value streams e business capabilities estão intimamente conectados, pois ambos são fundamentais para garantir que a organização alcance seus objetivos estratégicos de forma eficiente.
Value Streams fornecem uma visão de alto nível sobre como o valor flui na organização, ajudando os stakeholders a entender o ciclo de entrega do valor ao cliente. Elas representam a sequência de ações que geram valor, mas não detalham todos os processos internos.
Business Capabilities, por outro lado, descrevem os recursos e competências que a organização precisa ter para que cada etapa da value stream seja executada de forma eficaz. Elas podem ser vistas como os "blocos de construção" que permitem o sucesso de uma value stream.
Em conjunto, essas duas abordagens ajudam a arquitetura corporativa a identificar lacunas e áreas que precisam ser aprimoradas para melhorar a entrega de valor. A value stream mostra o fluxo de atividades essenciais, enquanto as business capabilities indicam os recursos e capacidades necessários para realizar cada uma dessas etapas de maneira eficiente.
Por: Daniel Rosa
Comments