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Como iniciar uma jornada de transformação digital?

Atualizado: 16 de mai.

Decidir quando e como iniciar uma jornada de transformação digital remente a necessidade de tomar decisões importantes e, normalmente, existem pontos de vista divergentes na mesa da liderança. Estes pontos podem variar desde a definição sobre a amplitude da transformação, horizonte de tempo e profundidade até a definição se a empresa irá conduzir alguns projetos pilotos em caráter experimental.

 

Antes de iniciar qualquer planejamento de transformação as pessoas e os líderes que irão conduzir esta jornada precisam encontrar as repostas para as seguintes perguntas:

 

 

  • Por que estamos fazendo isso? Precisamos nos tornar mais responsivos às rápidas mudanças nas necessidades dos clientes? Nossa produtividade precisa de uma melhoria gradual? Nossa capacidade de inovar está atrasada? Temos uma arquitetura capaz de responder as mudanças?

 

  • O que deveríamos fazer? O âmbito das transformações digitais varia amplamente, desde o foco nas pessoas (por exemplo, agilidade em escala) até a revisão da tecnologia e da infraestrutura, a substituição de plataformas de TI legadas e a migração para a nuvem. Muitas empresas concentram-se em resultados de negócios específicos, como personalização e marketing digital, jornadas completas do cliente, cadeias de fornecimento digitais e serviços ou novas capacidades digitais.

 

 

  • Como implementamos a transformação? Existem muitas questões em torno de liderança, governança, recursos, foco, abordagem e sequenciamento. Como podemos garantir que os produtos, os canais e as funções de suporte funcionem em conjunto com as tecnologias? Como podemos identificar todas as lacunas presentes nas 6 perspectivas da transformação digital e como podemos definir planos de ação que irão tapar estas lacunas? Como iremos definir as soluções mais aderentes aos nossos processos, jornadas e visão estratégica? Como iremos estruturar um roadmap de transformação e como iremos planejar a execução da transformação.

 

Embora sejam perguntas simples as respostas são complexas e difíceis de serem obtidas, especialmente nas grandes organizações onde o conhecimento organizacional está fragmentado e não sistematizado. Parte desta reposta está na compreensão sobre todas as capacidades de negócios necessárias para entregar valor e as dimensões de análise das lacunas existentes com os devidos planos de ação e projetos que irão tapar estas lacunas.

Empresas que já adotaram e possuem uma maturidade em arquitetura certamente está à frente, pois parte destas respostas advém da arquitetura corporativa, desde que esta esteja integrando estratégia, negócio e tecnologias. Apenas uma visão holística sobre as 6 perspectivas fundamentais irá garantir uma jornada de transformação de sucesso.


Por: Daniel Rosa

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