top of page

O que são as capacidades de negócio

Atualizado: 16 de mai.

As business capabilities, ou capacidades de negócio, expressam de maneira mais eficaz todas as atividades que uma empresa executa, ou seja, o que ela faz e não o "como" ela faz. O como a empresa faz corresponde aos seus processos de negócio, nos quais, em comparação com as capacidades de negócio, são mutáveis, enquanto as capacidades de negócio não mudam com tanta frequência, sendo mais estáveis.


Ao gerir as capacidades a empresa consegue abstrair muita de sua complexidade, mantendo e ajudando a comunicar em todas as áreas aquilo que precisa ser feito, ao invés do como fazer. É comum em novos projetos de arquitetura, criação de novos produtos ou serviços e até mesmo novos modelos de negócio, as pessoas no momento de ideação buscarem definir o como, antes mesmo de definir o que.


Desta maneira as capacidades de negócio correspondem a uma forma estrutura de expressar as atividades nos quais a empresa realizada para atingir seus resultados de negócio. Quando utilizada de maneira correta esta abordagem de gestão possibilita os seguintes benefícios:


  • Ajuda e simplifica a comunicação entre TI e negócio, como consequência melhora o engajamento;

  • As capacidades por serem mais estáveis em comparação aos processos, ajuda a empresa a se concentrar e investir esforços naquilo que ela faz de melhor ou naquilo no qual ela precisará investir;

  • Em termos de arquitetura, modelar capacidades representa um esforço menor em relação a modelagem de processos;

  • Ajuda a abstrair a complexidade interna, mantendo o foco da estratégia nas capacidades que mais geram valor ao cliente final;

  • Ajuda as equipes técnicas a entender o contexto empresaria, não apenas nas visões técnicas.


Se implementada corretamente as capacidades de negócio suportarão os processos de transformação digital e inovação da organização provendo uma linguagem comum para todas as atividades que são realizadas na empresa.


Neste contexto a arquitetura corporativa tem um papel importante, pois ela deverá contribuir para uma visão holística quanto as dimensões envolvidas no mapa de capacidades, assim como, ela deverá oferecer suporte para decisão sobre quais capacidades apresentam as maiores lacunas de maneira que você poderá construir uma matriz de importância estratégica das capacidades considerando os eixos de impacto para o cliente versus o impacto financeiro. Através desta matriz será possível compreender as capacidades que suportam a estratégia, geram vantagens competitivas ou que são essenciais para a operação e sustentação do modelo operacional.


Outra prática que você poderá adotar em conjunto as capacidades seria o value stream, ou seja, um "processo macro", no qual representa a sequência de atividades que uma organização empreende para entregar uma solicitação do cliente.


A value stream fornece o contexto aos stakeholders sobre o porquê precisamos das capabilities, enquanto as capabilities mostram o que é necessário para o sucesso de uma value stream.


Se você gostou deste post e deseja se tornar um especialista em transformação digital, estude com a gente. Clique aqui e saiba mais!


Por: Daniel Rosa


Comments


bottom of page